Nó simples
1. Passe a gravata ao redor do pescoço. Com o colarinho levantado e a camisa abotoada, coloque a gravata em torno dos ombros. Pendure a extremidade mais larga dela do lado direito, com a mais estreita cerca de 30 cm mais alta do lado esquerdo.[1]Dica: Evite usar esse nó pequeno e assimétrico em colarinhos mais abertos.
2. Cruze a extremidade ampla sobre a estreita. Leve a ponta mais larga para o lado esquerdo do corpo, por cima da ponta mais fina. Segure os dois pedaços de tecido perto do pescoço com a mão esquerda.
3. Passe a ponta larga por baixo da estreita. Enfie a mão direita por baixo da extremidade estreita, pegue a mais larga e puxe-a de volta para o lado direito.
4. Passe a ponta larga novamente. Cruze-a de novo por cima da ponta estreita, no mesmo ponto onde a mão esquerda está segurando o nó.
Nota: O lado frontal da gravata deve ficar voltado para frente outra vez, de modo que a costura fique escondida.
5. Puxe a ponta larga pelo laço do pescoço. Dobre a ponta da extremidade larga por baixo dela mesma e puxe-a pelo laço do pescoço.[2]
6. Insira a extremidade larga pelo nó da frente. Você terá um nó horizontal na frente da gravata. Segure esse nó aberto com o dedo e, com cuidado, insira a ponta larga nele.
7. Aperte o nó. Segure a ponta estreita e deslize o nó frontal para cima para apertar a gravata. Veja se ela está alinhada e se o comprimento está apropriado. O ideal é que ela termine sobre a parte superior da fivela do seu cinto.
- Aperte um pouco as laterais do nó para fazer uma covinha logo abaixo dele.
- Passe a parte estreita no espaço atrás da parte larga da gravata.
Dica: O nó simples é um pouco assimétrico no pescoço. Não se preocupe se ele parecer torto; é assim mesmo.
8. Ajuste sua gola. A gravata deve ficar coberta pela gola, sem aparecer ao redor do pescoço.
Dicas
- Para os canhotos, pode ser mais fácil trocar as posições iniciais das pontas fina e larga. Nesse caso, troque todas as instruções para esquerda e direita.
- O ideal é que a ponta da gravata roce a parte de cima da fivela do cinto. Tudo bem se ela descer até a parte de baixo da fivela. Esse é o “estilo italiano”. Se ela estiver mais baixa, experimente um nó que use bastante tecido, como o Windsor, ou troque por uma gravata mais curta.[14] Da mesma maneira, se a gravata terminar acima do seu cinto, compre uma mais longa ou experimente o nó Pratt, que não usa muito tecido.
- Se a gravata tiver um laço embaixo do lado largo, você pode deslizar o lado estreito por esse laço para evitar que ele apareça atrás do outro.
- Para fazer uma covinha, segure a parte acima do nó pelas duas pontas e puxe-a para baixo um pouco até que ela fique mais apertada. Uma forma convexa aparecerá perto do nó. Use o polegar e o indicador para pressionar a parte de baixo do nó em um V. A forma ficará mais profunda, formando a covinha.
- Tente fazer uma musiquinha ou outro dispositivo mnemônico para se lembrar desses passos.
Sem Comentários
Deixe um comentário Cancelar