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Saiba tudo sobre Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, vai muito além de uma plataforma ou um software: é todo o processo utilizado por startups, pequenas, médias e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.

Para te ajudar a entender mais sobre o relacionamento com o cliente e o que ele significa para a sua empresa, preparamos um manual completo. Continue lendo e descubra tudo sobre CRM:

1. CRM: Definição e Conceitos.

Já sabemos que CRM é a sigla usada para “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Porém, a definição de CRM vai além: é uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato

Estamos na era do cliente, da transformação digital, das novas tecnologias. Nesse cenário, o relacionamento também evoluiu, levando a um novo conceito também conhecido como experiência do cliente. O conceito de CRM significa ser centrado no cliente. É estratégia, é um processo, é ferramenta e tecnologia.

 As plataformas de CRM estão na lista das tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras disponíveis para empresas. Por quê? Pelo modo como utilizam as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.

Continue lendo e saiba mais sobre as funcionalidades de uma solução de CRM e o que fazem essas plataformas.
 

2. O que faz o CRM?

O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc –, e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.
Entretanto, o software de CRM não é apenas uma lista de contatos elaborada: ele reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.

3. Por que o CRM é importante e quais os benefícios?

Um CRM ajuda sua empresa a dispensar os processos obsoletos e o esforço manual para que o seu negócio possa progredir. A plataforma organiza as contas e contatos de forma acessível, em tempo real, acelerando e simplificando o processo de vendas.

Em vez de ficar preso a lembretes em notas adesivas amarelas ou imerso em planilhas, você passa leads para sua equipe de vendas de forma rápida e fácil: cada membro da equipe, independentemente de onde esteja e o que esteja fazendo, está sempre trabalhando com informações atualizadas sobre os clientes e suas interações com a empresa.

* Melhorias médias relatadas pelos clientes da salesforce.com na nossa Pesquisa sobre Relacionamento com o Cliente da Salesforce.com, realizada em março de 2013 por um terceiro independente, a Confirmit Inc, com mais de 5.200 clientes selecionados aleatoriamente. Há variação na extensão das respostas às perguntas.

4. Tipos de CRM.

Quando falamos em tipos de CRM, existem basicamente dois caminhos que as empresas podem seguir, dependendo de suas necessidades e de seu orçamento.: CRM na Nuvem e CRM Local.

CRM Local.

CRM Local, também chamado de CRM On-Premise, é o tipo de CRM que é mantido em um servidor físico na empresa e exige manutenção de uma equipe de TI própria. Nesse caso, é necessário instalar o software de CRM no servidor ou em um computador que seja utilizado como tal.

CRM na Nuvem.

O CRM na Nuvem, ou CRM Cloud, é baseado em cloud computing. Podemos dizer que ele é um CRM online e, por isso, não está instalado em um computador e não requer que sua empresa tenha uma equipe de TI dedicada para manutenção da solução. 

É por isso também que o CRM online também pode ser chamado de software como serviço (SaaS), uma vez que toda infraestrutura é gerenciada remotamente pelo time de especialistas da solução.

Com um CRM baseado em nuvem, seu time só precisa acessar a página de login em qualquer a qualquer hora por meio do navegador em qualquer dispositivo ou pelo app.

 
 

CRM Online

Vantagens:

  • Acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana
  • Acessível de qualquer lugar via dispositivos móveis
  • Investimento inicial é mínimo
  • Não requer manutenção de servidor e atualizações são automáticas
  • Acompanha com segurança o crescimento da empresa

Desvantagens:

  • Depende da conexão com a Internet, mas pode sincronizar com dados offline
 

CRM On-Premise

Vantagens:

  • Maior controle do servidor pelas equipes de TI

Desvantagens:

  • Falta de energia pode causar atraso no uso do sistema
  • Custos iniciais de configuração e instalação são extremamente altos
  • É necessário contratar uma equipe de TI para gerenciar o servidor e realizar manutenções
  • Difícil de dimensionar e atualizações podem ser caras
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Comentários: CRM: O que é?