Saiba tudo sobre Gestão de Relacionamento com o Cliente.
A Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, vai muito além de uma plataforma ou um software: é todo o processo utilizado por startups, pequenas, médias e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.
Para te ajudar a entender mais sobre o relacionamento com o cliente e o que ele significa para a sua empresa, preparamos um manual completo. Continue lendo e descubra tudo sobre CRM:
1. CRM: Definição e Conceitos.
Já sabemos que CRM é a sigla usada para “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Porém, a definição de CRM vai além: é uma gestão 360º de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato.
Estamos na era do cliente, da transformação digital, das novas tecnologias. Nesse cenário, o relacionamento também evoluiu, levando a um novo conceito também conhecido como experiência do cliente. O conceito de CRM significa ser centrado no cliente. É estratégia, é um processo, é ferramenta e tecnologia.
As plataformas de CRM estão na lista das tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras disponíveis para empresas. Por quê? Pelo modo como utilizam as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.
2. O que faz o CRM?
O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc –, e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.
Entretanto, o software de CRM não é apenas uma lista de contatos elaborada: ele reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.
3. Por que o CRM é importante e quais os benefícios?
Um CRM ajuda sua empresa a dispensar os processos obsoletos e o esforço manual para que o seu negócio possa progredir. A plataforma organiza as contas e contatos de forma acessível, em tempo real, acelerando e simplificando o processo de vendas.
Em vez de ficar preso a lembretes em notas adesivas amarelas ou imerso em planilhas, você passa leads para sua equipe de vendas de forma rápida e fácil: cada membro da equipe, independentemente de onde esteja e o que esteja fazendo, está sempre trabalhando com informações atualizadas sobre os clientes e suas interações com a empresa.
* Melhorias médias relatadas pelos clientes da salesforce.com na nossa Pesquisa sobre Relacionamento com o Cliente da Salesforce.com, realizada em março de 2013 por um terceiro independente, a Confirmit Inc, com mais de 5.200 clientes selecionados aleatoriamente. Há variação na extensão das respostas às perguntas.
4. Tipos de CRM.
CRM Local.
CRM na Nuvem.
O CRM na Nuvem, ou CRM Cloud, é baseado em cloud computing. Podemos dizer que ele é um CRM online e, por isso, não está instalado em um computador e não requer que sua empresa tenha uma equipe de TI dedicada para manutenção da solução.
É por isso também que o CRM online também pode ser chamado de software como serviço (SaaS), uma vez que toda infraestrutura é gerenciada remotamente pelo time de especialistas da solução.
Com um CRM baseado em nuvem, seu time só precisa acessar a página de login em qualquer a qualquer hora por meio do navegador em qualquer dispositivo ou pelo app.
CRM Online
Vantagens:
- Acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana
- Acessível de qualquer lugar via dispositivos móveis
- Investimento inicial é mínimo
- Não requer manutenção de servidor e atualizações são automáticas
- Acompanha com segurança o crescimento da empresa
Desvantagens:
- Depende da conexão com a Internet, mas pode sincronizar com dados offline
CRM On-Premise
Vantagens:
- Maior controle do servidor pelas equipes de TI
Desvantagens:
- Falta de energia pode causar atraso no uso do sistema
- Custos iniciais de configuração e instalação são extremamente altos
- É necessário contratar uma equipe de TI para gerenciar o servidor e realizar manutenções
- Difícil de dimensionar e atualizações podem ser caras
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